Bokashi Para Orquídeas – O Adubo Que Vai Salvar Suas Plantas

Tempo de leitura: 9 minutos

Bokashi Para Orquídeas – O Adubo Que Vai Salvar Suas Plantas

A compostagem de Bokashi para orquídeas é um processo de fermentação de matérias orgânicas, incluindo carne e produtos lácteos

No Adubo Bokashi para orquídeas, se utilizam restos de cozinha de todos os tipos – incluindo carne e produtos lácteos banidos em sistemas aeróbicos – são misturados com um pouco de farelo inoculado,

pressionado no balde de Bokashi, coberto com outro punhado de farelo e bem coberto. Quando o balde está cheio, é fechado e reservado por dez a doze dias.

bokashi para orquídeas
Bokashi para orquídeas

Todo dia durante esse período, o lixiviado que é um subproduto inevitável da compostagem anaeróbia precisa ser retirado. Esse é o único cuidado necessário.

Quando o balde é aberto, o conteúdo, é completamente decapado. Nesta fase, o “pré-composto” pode ser enterrado em um ponto de pouso no jardim.

Um cuidado: ainda é tão ácido que as raízes das plantas não devem entrar em contato com ele por duas a quatro semanas.

O que é Bokashi?

O termo Bokashi é uma palavra japonesa que significa “matéria orgânica fermentada”.

O Adubo Bokashi para orquídeas pode, de fato, ser quase qualquer grão orgânico fino ou substância semelhante a grama:

– farelo, arroz, broca de trigo, meio de crescimento de cogumelos usado, folhas secas, até serradura.

Este meio é inoculado com micróbios benéficos que florescem em ambientes anaeróbicos e ácidos, mas cheiram menos do que os que estão em condições anaeróbicas naturais livres.

Guia Grátis! 6 Passos Para Começar Um Jardim Vertical Na Sua Casa

Guia gratuito para você começar sozinho a cultivar um jardim vertical dentro da sua casa, contém informações úteis que podem te ajudar!>

Para preparar o inoculante, prepara-se uma fermentação que atrairá as cepas bacterianas apropriadas, o material do hospedeiro é imerso nele e os micróbios podem fermentar.

O melaço fornece uma fonte de energia para os micróbios que se reproduzem de forma selvagem por vários dias.

composto-bokashi-300x225

Uma vez terminado o estágio de fermentação, o hospedeiro inoculado pode ser seco, embalado e armazenado por longos períodos.

Embora esta seja uma versão simplificada de um processo que requer várias etapas, descreve o que compramos quando compramos um adubo Bokashi para orquídeas.

As bactérias pertencem principalmente a três cepas: leveduras, Bactérias que produzem ácidos lácticos  e bactérias roxas sem enxofre.

Estas bactérias, são os organismos ativos no iogurte e na silagem, o feno fermentado que é produzido como alimentação de gado.

Todos possuem um cheiro azedo ou fermentado, mas nenhum deles produz um cheiro tão ruim como aqueles associados aos processos anaeróbicos naturais.

Como usar o Bokashi para orquídeas?

Enquanto o uso mais comum para Bokashi é como um inoculante na compostagem anaeróbia,

ele também pode ser adicionado a uma pilha de compostagem aeróbica, adicionada diretamente ao solo ou usada para criar chá de compostagem para regar as plantas.

adubo-300x152

Começando:

O Bokashi para orquídeas é provavelmente um dos sistemas de compostagem mais baratos que existem.

Um balde comercial de Bokashi consiste em uma caixa de plástico com uma tampa ajustada na parte superior e um espigão perto do fundo.

O lixiviado precisa ser derramado e o levantamento de um balde cheio de lixo de cozinha encharcado e seu escoamento está além de muitos.

O único outro equipamento necessário é o farelo de bokashi inoculado;

Talvez uma vez por dia você misture os desperdícios de sua cozinha (incluindo carnes e produtos lácteos!) com um punhado de Bokashi, então pressione-os no compartimento, polvilhe outro punhado de farelo sobre eles e feche a tampa.

Uma placa ou uma camada de plástico sobre a pilha ajuda a selar contra o pouco ar deixado no balde.

Ossos grandes não desaparecerão, obviamente, ao longo de dez dias. As instruções recomendam cortar pequenos ossos e até cortar outros itens em pedaços pequenos para máxima eficiência.

Se alguém optar por ignorar o passo de corte, o tempo de fermentação de alguns dias extras provavelmente reduziriam as peças maiores até que estivessem fermentados completamente.

adubo-organicp-300x148

Quando a lixeira estiver cheia, é preciso cobri-la firmemente e colocá-la em algum lugar da casa, onde esteja fora da luz solar direta durante dez dias ou mais.

Em todos os outros dias, retire o líquido, que aparentemente pode ser usado como fertilizante (em uma forma muito diluída) ou com força total para controlar lodo nos drenos, tubulações e sistemas sépticos.

Após 10 a 14 dias, o lixo na cuba deve ser completamente decapado. Posteriormente, pode ser cavado em um cesto em repouso no jardim.

Manutenção:

A compostagem de Bokashi para orquídeas é um processo anaeróbio. Precisa ser mantido o mais livre de oxigênio possível.

É importante, portanto, comprimir o desperdício de cada dia no recipiente, de modo a eliminar quaisquer bolsas de ar e evitar o desperdício do dia anterior ao colocar um novo lixo.

Descartar o líquido regularmente ajuda a manter o ambiente necessário às bactérias que quebram os materiais orgânicos. Esse líquido precisa ser usado dentro de um dia.

compostos-300x124

Solução de problemas

Como de costume, os cheiros indicam que algo deu errado. Este diagnóstico é um pouco mais complicado do que o habitual porque o Bokashi não cheira como rosas de primavera mesmo no melhor dos tempos.

A literatura fala sobre a diferença entre um “odor amargo e amargo”, indicando fermentação, e um “mau cheiro”, que indica decadência.

O Bokashi para orquídeas não deve cheirar como outros tipos de decomposição anaeróbia porque os micróbios inoculantes (leveduras, produtores de ácidos láticos e outros), não produzem o ácido sulfúrico que dá pilhas anaeróbicas ao ar livre seu fedor característico.

Se a deterioração ocorrer, às vezes pode ser revertida adicionando mais Bokashi. Se isso não funcionar, é hora de despejar esse lote, limpar o balde e começar de novo.

Após Fermentar…

A afirmação de que a mistura de Bokashi pode ser cavada no jardim depois de fermentar por dez dias não deve ser confundida com a afirmação de que a mistura é feita.

Algumas pessoas alimentam material Bokashi em conserva para seus vermes (vermicompostagem).

Pode parecer surpreendente que os vermes não reajam a matéria-prima fermentada, mas, aparentemente, não é um problema.

Outros colocam o pré-composto de Bokashi em sua pilha de compostagem regular.

Nos jardins, é preciso lembrar de não plantar nada onde o Bokashi foi enterrado por pelo menos duas semanas. Enterrando-o na pilha de compostagem elimina essa necessidade.

Embora possa parecer inútil usar o método de Bokashi, se você apenas jogar as coisas no montão de composto de qualquer maneira,

essa objeção perde um ponto importante: enquanto o material que entra em um compartimento com o Bokashi levaria meses para compostagem em uma pilha exterior, o pré-composto se quebra completamente em cerca de um mês.

A natureza ácida do Bokashi significa que se deve manter um olho no pH da pilha, especialmente se alguém estiver adicionando Bokashi com freqüência.

bokashi-300x225

Como exemplo, aqui está um resumo do procedimento por composto Bokashi:

  1. Organismos de captura: lave um saco de arroz, salvando a água, reserve-a por cerca de uma semana;
  2. Faça soro: adicione leite à água; deixe-o fermentar por duas semanas.
  3. Esticar os sólidos; Misture o líquido de inoculação (1 parte de soro, 1 parte de melaço, 6 partes de água).
  4. Mergulhe jornais, drenagem e vedação em uma bolsa de plástico. Deixe fermentar por duas semanas.
  5. Separe os jornais e deixe secar.
  6. Nada é difícil nesse processo; nenhuma das etapas leva muito tempo. Mesmo com a espera dos vários estágios de fermentação, todo o processo toma a ordem de cinco semanas.

Quer aprender a produzir sua própria Terra Fértil?

Descubra como pessoas comuns estão preparando uma Terra Fértil para Produzir qualquer Alimento Orgânico utilizando técnicas infalíveis

(mesmo que não tenha experiência na área, ou não possua grandes espaços)
curso-terra-fertil-completo-imgrower-300x241 Como saber se o curso é para você:

  • Como faço para ter uma Terra que produza qualquer Alimento Orgânico?
  • Plantar em uma terra preta com o Húmus é suficiente para produzir qualquer alimento orgânico?
  • O preparo da terra que vou produzir uma fruta é o mesmo do preparo da que vou produzir uma hortaliça?
  • Qual adubo orgânico e quanto devo utilizar para produzir tomate? Essa quantidade é a mesma que utilizo para produzir alface?
  • Quanto de cada ingrediente devo colocar no meu adubo orgânico?
  • O meu adubo orgânico precisa ter mau cheiro? Se não como fazer um adubo orgânico que não exale mau cheiro?
  • Quanto tempo demora para o adubo orgânico ficar pronto e como sei se o meu adubo orgânico está pronto?
  • Como devo armazenar o meu adubo orgânico?
  • Como e quanto devo utilizar do adubo orgânico para produzir meu Alimento Orgânico?
  • O preparo da terra varia de acordo com a cultura produzida?
  • Qual a validade do meu adubo orgânico?

Se já se fez pelo menos UMA das perguntas acima, o Curso Terra Fértil em 4 Passos é para você.

Botao-300x30

Espero que possa te ajudar de alguma maneira, de coração!

Mesmo que você seja um total iniciante, é completamente possível começar a produzir seu alimento orgânico e plantar suas orquídeas na sua casa!

Qualquer dúvida não exite em entrar em contato comigo!

Se gostou do conteúdo, comenta aqui embaixo sua opinião, e compartilhe com seus amigos!

Um forte abraço!

 

Bokashi Para Orquídeas – O Adubo Que Vai Salvar Suas Plantas
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *